as ameaças aos militantes dos direitos humanos somam-se, mas nada é efeito para acabar com as violências. a acção do governo é ineficaz
as ameaças aos militantes dos direitos humanos somam-se, mas nada é efeito para acabar com as violências. a acção do governo é ineficazÉ perigoso defender os direitos humanos, no México. É o que afirma a amnistia Internacional, num relatório divulgado esta semana. O estudo apresenta a história de vários activistas que foram violentados, alguns atéà morte, para os impedir de concluir o seu trabalho. No México, defender os direitos humanos é arriscar a sua própria vida, e o governo não faz o suficiente para lutar contra este problema, declara Nancy Tapias – Torrado, perita da organização. as ameaças ou violência contra activistas aumentam o medo junto de quem serve os direitos humanos.
Ocorrem dezenas de casos, mas poucos são investigados. Os militantes que actuam em favor dos direitos indígenas, populações que vivem na pobreza ou mesmo em defesa do ambiente são os mais afectados. Obtilia Eugenio é exemplo disso. a presidente e fundadora de uma comunidade indígena do estado de Guerrero, a sul do México, tem sofrido contínuas tentativas de intimidação desde 1998. Chegou ao ponto de ter que fugir com a sua família. Pensas que és corajosa? Que és uma verdadeira mulher? Espero que também o sejas na prisão, chegou a ouvir de um homem que a perseguia. Nenhuma das ameaças foi objecto de investigação.