Uma campanha da Cáritas quer levar as organizações a agir contra a pobreza. O objectivo é recolher um milhão de assinaturas para uma petição, a entregar no fim de 2010
Uma campanha da Cáritas quer levar as organizações a agir contra a pobreza. O objectivo é recolher um milhão de assinaturas para uma petição, a entregar no fim de 2010Pobreza Zero é o nome da campanha que a Cáritas acaba de lançar, em Bruxelas. a pobreza é um escândalo. Zero é o número que queremos alcançar. Não queremos 0,5 ou 0,8. Queremos que todas as pessoas tenham a possibilidade de viver a sua vida com dignidade. Estas foram as palavras do presidente da organização para a Europa, Erny Gillen.
Várias iniciativas nacionais e internacionais serão realizadas, no âmbito do ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social. a campanha pretende sensibilizar a população para um problema comum – a pobreza. Lembra que todos podem contribuir para a sua erradicação, associando-se a quatro objectivos: Erradicar a pobreza infantil na Europa; assegurar um nível mínimo de protecção social a todos; aumentar a prestação de serviços sociais e de saúde; garantir emprego digno para todos. Uma petição on-line visa pressionar organizações portuguesas e estrangeiras a agir de acordo com estes pontos. O objectivo é recolher um milhão de assinaturas.
O encontro em Bruxelas contou com cerca de 100 participantes, Cáritas europeias e parceiros. além da nova campanha, foi ainda apresentado o documento a pobreza entre nós. O estudo mostra a visão da organização sobre as várias dimensões da pobreza. Deste modo, a Cáritas deseja contrariar o sistema económico actual. Esforça-se por uma economia ao serviço do homem, baseada na justiça social, igualdade, equidade de recursos e consumo responsável.