Casos, em Portugal, resultam das migrações, nomeadamente de África e do Brasil
Casos, em Portugal, resultam das migrações, nomeadamente de África e do BrasilOs dados apontam para 11 casos registados em 2008, último ano em que há dados contabilizados, menos um do que em 2007. a informação foi disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística e divulgada pela Lusa.
Em Portugal, o número de casos da doença de Hansen (como também é conhecida a lepra) não tem relevância, afirmou Maria Raquel Vieira. a especialista do hospital Curry Cabral assinala que o número de casos registados, estão dentro da média.
O Brasil é o segundo país do mundo com mais casos. Em 2009, foram registados 32 mil novos casos de lepra, o que significa uma quebra de 18 por cento em relação a 2008.
a lepra é uma doença dermatológica, infecciosa, crónica que atinge as pessoas pelo contágio, em especial as mais frágeis que sofrem de desnutrição, falta de água potável e baixos padrões de higiene, adianta a associação Portuguesa amigos de Raoul Follereau. Há tratamento e cura para a doença e são tratados, efectivamente, cerca de um milhão de doentes por ano. Mas, as precárias condições de vida causam o aparecimento de 400 a 500 mil casos novos por ano.