«abençoamos os nossos filhos da Consolata e desejamos para eles os melhores êxitos no seu apostolado», afirmava o cardeal de Turim, em 1901. Uma data histórica que deve ser recordada
«abençoamos os nossos filhos da Consolata e desejamos para eles os melhores êxitos no seu apostolado», afirmava o cardeal de Turim, em 1901. Uma data histórica que deve ser recordada a 29 de Janeiro de 1901 nascia em Turim, Itália, o Instituto dos Missionários da Consolata.completam-se pois, hoje, 29 de Janeiro, 109 anos. O fundador foi o cónego José allamano. Em igual dia e mês, em 1910, surgia na mesma cidade, o Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata.
ambas as instituições estão hoje de parabéns; eles que fazem 109 anos e elas porque completam 100 anos. as irmãs celebram hoje, portanto, os festejos do primeiro centenário da sua fundação. Para esta ocorrência, encontram-se em Turim na Casa Mãe, o superior-geral dos missionários e a superiora-geral das irmãs. Este dia será assinalado com várias celebrações. a representar Portugal, encontra-se lá também o padre Elísio assunção, director da Revista Fátima Missionária.
No documento da erecção canónica, em 1901, o cardeal de Turim, agostinho Richelmy, deixou escritas as seguintes palavras: abençoamos os nossos filhos da Consolata e desejamos para eles os melhores êxitos no seu apostolado. O próprio fundador dizia aos seus missionários: Esta é uma data histórica que deve ser recordada, todos os anos, com o coração agradecido a Deus. a Portugal, este instituto chegou, em 1943, pelas mãos do padre João De Marchi.