« a vida consagrada revela-nos que só uma esperança activa se faz compromisso e vigilância. Sabemos em Quem acreditamos»
« a vida consagrada revela-nos que só uma esperança activa se faz compromisso e vigilância. Sabemos em Quem acreditamos»Os consagrados(as) não vivem alheios à realidade nem são insensíveis aos problemas, nem tão pouco se sentem intocáveis diante da fragilidade humana ou imunes perante o pecado, salienta o presidente da Comissão Episcopal das Vocação e Ministérios. Na mensagem para a Semana do consagrado, que irádecorrer de 31 de Janeiro a 7 de Fevereiro, antónio Francisco dos Santos assinala que os religiosos e religiosas sentem-se chamados e enviados à missão.
São muitos os lugares onde a profecia evangélica, a capacidade de olhar a humanidade com o olhar de Deus e a urgência de construir a caridade na verdade a partir das diferenças e das desigualdades, clamam pela presença e pela acção dos consagrados(as), afirma.
O bispo de aveiro lembra que os religiosos e religiosas são chamados a estar na linha da frente na resposta às novas pobrezas, na educação, no diálogo com o mundo da cultura e na atenção aos que vivem afastados da fé ou apenas guiados pela razão e pela ciência. Temas que serão abordados na Semana de formação sobre a vida consagrada em Fátima, de 13 a 16 de Fevereiro.
Neste ano sacerdotal tem primordial sentido voltarmo-nos para a vida e ministério dos sacerdotes, dos presbitérios diocesanos ou dos institutos religiosos, e neles descobrirmos o testemunho feliz e belo da fidelidade do padre radicada na fidelidade de Cristo, defende o prelado. Sublinha o bispo que as comunidades religiosas são incentivo de fidelidade e certeza de comunhão na oração e na dedicação fraterna.