Uma iniciativa para ser concretizada nas dioceses e paróquias, comunidades cristãs e religiosas, em todos os espaços eclesiais
Uma iniciativa para ser concretizada nas dioceses e paróquias, comunidades cristãs e religiosas, em todos os espaços eclesiaisPela primeira vez é celebrada e vivida a semana do consagrado, de 31 de Janeiro a 7 de Fevereiro de 2010, por decisão da Conferência Episcopal Portuguesa, tomada em assembleia geral dos bispos. Vida consagrada, solidária na esperança é o tema que vai nortear as actividades organizadas pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP).
a semana de formação que decorre, habitualmente, por altura do Carnaval, em Fátima é subordinada a esta temática, assim como as iniciativas da União das Conferências Europeias de Superiores/as Maiores. O encontro na Polónia terá por tema Vida religiosa na Europa – histórias de esperança, esperança para a história.
Várias iniciativas editoriais, abordadas por conhecidos historiadores para assinalar o centenário da expulsão das Ordens religiosas, ajudar-nos-ão a renovar a nossa presença carismática na Igreja e na sociedade, assinala o presidente da CIRP, Manuel Barbosa. Para ajudar os institutos e congregações a festejar esta semana, foi editado um opúsculo que contém a mensagem do Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, uma sugestão de vigília de oração e três propostas de meditação da Palavra, a partir dos textos litúrgicos da Festa da apresentação de Maria. Recorde-se que o dia 2 de Fevereiro, é o dia do consagrado.