Secretário-geral das Nações Unidas pede justiça no processo de recuperação do país. Presidente do afeganistão defende a participação de membros talibã no processo político
Secretário-geral das Nações Unidas pede justiça no processo de recuperação do país. Presidente do afeganistão defende a participação de membros talibã no processo políticoO secretário-geral das Nações Unidas lamentou a ausência de estado de direito, no afeganistão. Ban Ki-moon considera que o levantamento do país deve decorrer num clima de justiça e transparência. a corrupção atenta contra a população e o próprio estado. Hoje, em discurso na Conferência Internacional em Londres, o representante das Nações Unidas defendeu uma estratégia política adequada à nação asiática, na procura de paz e segurança.
Ban Ki-moon lembrou que a impunidade é um dos graves problemas do país. O presidente afegão, também presente, anunciou a criação do conselho nacional de paz e reconciliação. Segundo a rádio das Nações Unidas, Hamid Karzai defendeu a importância da inclusão de membros talibã, não terroristas, no processo político. Na conferência, organizada pelo primeiro-ministro britânico, participam 70 países. O objectivo era promover o debate sobre o apoio internacional ao país asiático.