Comida e medicamentos são prioritários na ajuda humanitária internacional, alertaram activistas. a formação da população e um novo modelo de desenvolvimento social são importantes
Comida e medicamentos são prioritários na ajuda humanitária internacional, alertaram activistas. a formação da população e um novo modelo de desenvolvimento social são importantesOs participantes do Fórum Social Mundial no Brasil manifestaram a sua solidariedade com o Haiti. a tragédia que afectou o povo haitiano esteve no centro do debate do evento quetermina amanhã, 29 de Janeiro. O Haiti precisa de comida. Não de soldados, defenderam cerca de 15 mil activistas que participavam numa marcha. a caminhada de cinco quilómetros, pela ocasião do décimo aniversário do encontro anual contra a globalização, decorreu de forma pacífica.
O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra é uma das organizações participantes. O coordenador, João Pedro Stédile, considera que a comunidade internacional deveria preocupar-se mais com o envio de bens primários às vítimas do que com o número de soldados a distribuir pela ilha. a ajuda humanitária é mais urgente.
O líder do grupo lembrou ainda que a presença de militares no país, nos últimos cinco anos, em nada contribuiu para a evolução do país, informa a agência missionária MISNa. a formação da população e presença de profissionais especializados são, sim, elementos importantes para queo paísse possa levantar. É necessário que o Haiti crie um novo projecto de desenvolvimento social, com a garantia de condições de vida dignas para os seus habitantes, afirmou Pedro Stédile.