Voluntário de Coimbra encontra-se no Haiti para trabalho de apoio humanitário. Leva medicamentos e ajuda para Leogane
Voluntário de Coimbra encontra-se no Haiti para trabalho de apoio humanitário. Leva medicamentos e ajuda para LeoganeO professor leva na bagagem, além da vontade de ajudar um povo martirizado, quatro mil euros e 36 mil embalagens de medicamentos. Depois de um tempo de formação na Republica Dominicana, da MUDHa, a associação com que vai colaborar, Fernando Castro ruma a Leogane, uma cidade que ficou quase totalmente destruída, em 90 por cento e que não tem tido tantos apoios como a capital.
Em Port-au-Prince, no acampamento Kwoosel, um dos bairros mais pobres da zona suburbana da cidade, o coordenador da associação juvenil Promundo espera ter a capacidade e o discernimento de saber qual o local que mais pode necessitar da solidariedade da nossa cidade, para pôr em acção toda a nossa criatividade e vontade para chegar ao epicentro do sofrimento deste nosso planeta. Fernando Castro mantém a convicção: Vou poder transmitir a solidariedade da nossa cidade a este martirizado povo, diz ao Diário de Coimbra.
O que falta agora – realça o voluntário – é a nossa parte. Mesmo nos momentos difíceis que vivemos em Portugal, pode ficar sempre um espaço aberto à nossa generosidade e a estarmos ao lado de um povo afectado por uma das maiores tragédias dos nossos tempos, afirma o docente. E desafia: Perdoem-me a franqueza, mas mexam-se.