Portugal é um dos países que poderá vir a aplicar o programa. O combate ao turismo sexual é uma das grandes preocupações
Portugal é um dos países que poderá vir a aplicar o programa. O combate ao turismo sexual é uma das grandes preocupaçõesUm projecto, desenvolvido pelo Brasil e Itália, visa combater o tráfico humano em ambos os países. a sua aprovação depende da União Europeia,à qual será apresentado a 25 de Fevereiro. O principal objectivo é combater a exploração de mulheres, jovens e crianças, e em particular o turismo sexual, informa a agência adital. as medidas a implementar pretendem sensibilizar a sociedade para estas questões. as propostas incluem a assistência mais eficaz das vítimas, nomeadamente nos locais onde existe tráfico humano; troca de experiências e formação dos profissionais que lidam com o problema diariamente; e uma especial atenção aos aeroportos, hotéis, agências de viagem, entre outros.
a ideia é ver o que tem em comum em todos esses países e criar políticas públicas e leis gerais de combate ao tráfico, explica Delma Sandri, integrante de uma instituição brasileira de gestores municipais. Caso seja aprovado, o projecto com uma duração de três anos, deverá ser aplicado no segundo semestre de 2010. além do Brasil e Itália, pretende que sejam abrangidos a argentina; Uruguai; Paraguai; Portugal; Espanha e alguns países africanos. O tráfico de seres humanos é uma das actividades criminosas mais lucrativas de todo o mundo. Falsas promessas de emprego, ofertas demasiado tentadoras, traduzem-se em prostituição forçada ou escravatura.