Estas são as primeiras eleições depois do fim da guerra civil. Em Maio de 2009, os Tigres Tâmil eram vencidos pelo exército cingalês
Estas são as primeiras eleições depois do fim da guerra civil. Em Maio de 2009, os Tigres Tâmil eram vencidos pelo exército cingalêsFontes oficiais do Sri Lanka anunciaram, oficialmente, a reeleição do presidente, Mahinda Rajapakse. as eleições de terça-feira, dia 26 de Janeiro, foram as primeiras após 25 anos de violência perpetrada pelo grupo rebelde – Tigres Tâmil. a comissão eleitoral informou que o presidente obteve larga maioria, com 57,9 por cento dos votos.
Venceu assim o seu principal adversário, o ex-comandante do Exército Sarath Fonseka, que apenas conseguiu reunir 39 por cento dos votos. Há quemconteste acredibilidade das eleições. O candidato vencido diz não acreditar nos resultados, que não reflectem o entusiasmo do povo verficado durante a campanha. O general já anunciou que irá rcorrer à justiça.
No total, 14 milhões de cidadãos foram chamados a votar. a taxa de participação foi elevada: 74,4 por cento do eleitorado votou. Em Maio de 2009, o exército cingalês derrotou a guerrilha Tigres de Libertação da Pátria Tâmil, pondo fim a duas décadas de guerra civil.