Dirigentes africanos manifestaram a sua preocupação com a preservação do património africano. a língua é um importante elemento. Só em África existem mais de mil idiomas
Dirigentes africanos manifestaram a sua preocupação com a preservação do património africano. a língua é um importante elemento. Só em África existem mais de mil idiomasUma conferência em Uagadugu, capital do Burkina Faso, deu ênfaseà importância das línguas e cultura africana no ensino. O encontro concluiu-se com a aprovação de um acordo que visa a promoção das línguas locais tradicionais africanas, nos programas escolar. Delegados de 26 países destacaram a diversidade de línguas no continente, enquanto importante património cultural a preservar, informa a agência MISNa.
a África é o único continente onde as crianças aprendem línguas, como o inglês ou francês, na escola, impostas durante a era colonial, afirmou adama Ouane, director do Instituto de aprendizagem do Fundo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
O ministro-adjunto queniano presente no encontro, Patrick ayiecho Oliveny, defende o ensino de idiomas locais como um importante contributo para a formação de uma identidade desligada da realidade europeia. Um estudo apresentado durante a conferência prova que o ensino na língua materna, em particular nos primeiros anos, acelera o processo de aprendizagem. Pode aindaserrelevante na integração política do continente.
O documento aprovado prevê que cada país africano possa escolher a língua quequerprivilegiar, de acordo com uma análise regional. Quénia e Uganda já reconheceram o swahili, falado por milhões de africanos, como língua oficial.