O povo hondurenho permanece insatisfeito. apesar de afastado o dirigente golpista, Roberto Micheletti, a tomada de posse é para muitos a legitimação do golpe de estado
O povo hondurenho permanece insatisfeito. apesar de afastado o dirigente golpista, Roberto Micheletti, a tomada de posse é para muitos a legitimação do golpe de estadoO novo presidente de Honduras, Porfírio Lobo, toma posse hoje, 27 de Janeiro. É o vencedor das últimas eleições, mas só foi eleito por13 por cento dos eleitores do país.organizações e movimentos da sociedade hondurenha e de outros países realizam a Grande Marcha Patriótica e Libertaria em oposição ao novo dirigente. Manifestam-se claramente contra o que consideram ser uma legitimação do golpe de estado de 28 de Junho de 2009. Grande parte da população continua a não reconhecer o resultado das últimas eleições. O Brasil mantém-se firmemente oposto aos últimos acontecimentos políticos, em Honduras. O país-continenteé o maior apoiante de Manuel Zelaya, presidente deposto.
Óscar Árias, presidente de Costa Rica e prémio Nobel da paz, tentou resolver a crise política de Honduras, mas sem sucesso. avaliou a constituição hondurenha à qual dirigiu fortes críticas. Classificou-a entre as piores do mundo. a expulsão de Manuel Zelaya teve origem na sua intenção de alterar a constituição. Decorreu, precisamente, no dia em que pretendia realizar uma consulta popular. O país viveu décadas de ditadura. Para evitar que o mesmo voltasse a acontecer, ficou determinado numa das cláusulas que um presidente não se poderia recandidatar. Desconfiava-se que essa fosse a intenção de Manuel Zelaya.