a economia verde é uma das soluções apontadas pela Organização Mundial do Trabalho. Medidas eficazes devem ser tomadas para travar a crise
a economia verde é uma das soluções apontadas pela Organização Mundial do Trabalho. Medidas eficazes devem ser tomadas para travar a criseO relatório da Organização Mundial do Trabalho (OIT), para 2009, apresenta previsões pouco encorajadoras, masadianta algumas soluçõespara diminuir o número de desempregados. apesar de alguns sinais de retoma económica, a crise mundial do emprego ainda não acabou. Se não forem tomadas medidas adequadas, cerca de 40 milhões de pessoas poderão ficar sem trabalho, alerta a organização.
É necessário criar medida de apoio ao emprego ou mantê-las quando estas já existem. a promoção de postos de trabalho e a protecção social devem ser dois pontos-chave na resolução da crise. Investir na economia verde é uma das soluções. Os recursos obtidos através da aplicação de taxas sobre as emissões de carbono permitiram a criação de 14,3 milhões novos empregos. a medida traduzir-se-ia numa melhoria de 0,5 por cento, até 2014, no mercado de trabalho.
Em 2009, o número total de desempregados pelo mundo atingiu os 212 milhões de pessoas. a américa Latina foi das zonas mais afectadas. O desemprego registou um aumento de 8,2 por cento, em 2009. Isto é, 4 milhões de pessoas a mais do que no ano passado. 2010 será um ano duro; nos países desenvolvidos da União Europeia prevê-se que mais 3 milhões fiquem sem emprego. Esperam-se melhorias que só virão em 2013, nas nações mais ricas, e em 2011 para os países em desenvolvimento.