arranque das comemorações do centenário da fundação das missionárias da Consolata ocorre no dia da fundação do Instituto
arranque das comemorações do centenário da fundação das missionárias da Consolata ocorre no dia da fundação do Instituto a 29 de Janeiro, o Instituto Missionário da Consolata completa 109 anos. Nesse dia, também, iniciam-se as comemorações do centenário da fundação das missionárias da Consolata. a Eucaristia solene decorrerá às 19h, na comunidade de Águas Santas, do Instituto Missionário da Consolata.
No dia seguinte, 30 de Janeiro, as irmãs festejam o jubileu na paróquia onde estão inseridas, a de Santo antónio de Corim. a celebração está marcada para as 19h. No domingo, 31 de Janeiro, a celebração da Eucaristia, às 10h, na comunidade de Águas Santas, será festiva, assinalando a data. À tarde, pelas 15h, haverá um chá missionário com convívio, no mesmo local.
O ponto alto das comemorações do centenário da fundação das missionárias da Consolata ocorrerá durante a peregrinação da Família Missionária da Consolata a Fátima, a 13 de Fevereiro. a superiora geral das religiosas estará presente, bem como o superior dos missionários da Consolata, e presidirá à Eucaristia da peregrinação. O lema desta vigésima peregrinação é Missionárias da Consolata: 100 anos de Missão.
ao longo do ano decorrerão outras actividades comemorativas deste centenário. a ‘Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima’ vai animar a Eucaristia comemorativa do centenário da fundação das missionárias da Consolata, em finais de Fevereiro, em Lisboa. Destaca-se ainda a assembleia nacional da Família Missionária da Consolata, a 6 e 7 de Novembro, em Fátima, onde as irmãs também estarão presentes.
a 29 de Janeiro de 1910, nascia pela mão do beato José allamano o segundo braço do Instituto Missionário da Consolata, as missionárias da Consolata. O fundador apreciava a espiritualidade aliada à santidade, É proverbial entre as missionárias da Consolata a frase: antes santas, depois missionárias. E ainda: Consagradas à Missão por toda a vida (ad vitam).