Petição internacional quer que o país que enfrenta as consequências trágicas do terramoto não seja obrigado a dar com uma mão aquilo que recebeu com a outra
Petição internacional quer que o país que enfrenta as consequências trágicas do terramoto não seja obrigado a dar com uma mão aquilo que recebeu com a outraMais de mil milhões é o valor da dívida astronómica acumulada nestes anos pelo Haiti, que uma organização internacional de defesa dos direitos humanos agora reclama que seja perdoada. De acordo com a avaaz, mesmo com ajuda a ser direccionada para as comunidades desesperadas do Haiti, o dinheiro sai por outro lado para pagar a dívida externa exorbitante do país.
Segundo um texto de uma petição, conhecido esta semana, mais de mil milhões de uma dívida injusta acumulada têm de ser cancelados: O apelo para o cancelamento total da dívida externa do Haiti está a ganhar força em todo o mundo – e já convenceu alguns governantes, garante a avaaz.
Se há países credores que resistem, o tempo é curto: os ministros das Finanças do G7 irão tomar uma decisão esta semana num encontro [de credores] no Canadá. Para quem estiver interessado pode ler o texto da petição, que será entregue em mãos dos governantes na reunião de Montréal.