a cidade de Jos volta à normalidade, mas o medo mantêm-se. a capital do estado de Plateau é palco de violências, por estar situada numa zona de interesse económico
a cidade de Jos volta à normalidade, mas o medo mantêm-se. a capital do estado de Plateau é palco de violências, por estar situada numa zona de interesse económicoEnquanto as atenções da comunidade internacional estavam viradas para o Haiti, outro drama decorria na Nigéria. Cerca de 400 pessoas terão perdido a vida em violentos conflitos étnicos na cidade de Jos, na passada semana, estimam fontes locais. Já não se registam confrontos na região central, situada entre o norte muçulmano e o sul cristão. Contudo, muitos nigerianos abandonaram Jos por temerem novos ataques.
Os episódios de violência opuseram diferentes comunidades religiosas. Mas, a religião não será o motivo da disputa, considera Marc-antoine Montclos, perito em conflitos no continente africano. Estão em causa interesses económicos, nomeadamente a posse de terras, explica, em entrevista ao jornal afrik.com. a cidade de Jos, capital do estado de Plateau, situa-se numa zona de forte produção agrícola eexploração de minérios. Há também uma maior oferta de empregos na função pública. Por esses motivos, muitos nigerianosa viverno campo deslocaram-se para a localidade, acentuando os conflitos.
a constituição de 1999 garante a livre circulação dos cidadãos dentro do território. Mas a nível regional, surgem algumas complicações. No estado de Plateau, nota-se uma preferência pelos cristãos. as autoridades regionais e locais são frequentemente acusadas de discriminar os muçulmanos, em questões de emprego, acesso a serviços de saúde eeducação.