a paz ajudará ao reforço da estabilidade do país. Por isso, o diálogo deve ser mantido nesta zona fronteiriça entre o Norte e Sul sudaneses
a paz ajudará ao reforço da estabilidade do país. Por isso, o diálogo deve ser mantido nesta zona fronteiriça entre o Norte e Sul sudanesesO diálogo deve continuar na cidade rica em petróleo de abyei, defendeu o enviado da ONU ao Sudão, ashraf Qazi, que sublinhou que a paz na região contribuirá para reforçar a estabilidade desta nação africana como um todo.
No seu mais recente relatório sobre o Sudão, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, tinha expressado preocupação com a falta de progressos na resolução de questões pendentes relativas a abyei, nas proximidades da fronteira entre o Norte e o Sul do Sudão, onde um referendo sobre o futuro está programado para se realizar em 2011.
Quase cinco anos depois da assinatura do acordo de paz que colocou um ponto final em mais de duas décadas de conflito entre o Norte e o Sul, numa das mais longas e sangrentas guerras civis em que pelo menos dois milhões de pessoas morreram, as tensões persistem em abyei, terra das tribos Missiriya e Dinka Ngok.