O nome de antónio Guterres é um dos cinco apontados para substituir Kai Eide, o actual chefe das Nações Unidas em Cabul
O nome de antónio Guterres é um dos cinco apontados para substituir Kai Eide, o actual chefe das Nações Unidas em Cabul a decisão é do secretário-geral das Nações Unidas (ONU), mas o governo português considera que seria uma grande satisfação se o português fosse nomeado representante especial da ONU no afeganistão. Luís amado falava à Lusa, à entrada de uma reunião de chefes da diplomacia da União Europeia, em Bruxelas, comentando a notícia da revista norte-americana Foreign Policy.
Kai Eide, actual chefe das Nações Unidas em Cabul deixa o cargo em Março, apresentando motivos pessoais. Diferentes diplomatas disseram à revista que a ONU considera agora uma lista de quatro potenciais candidatos: Guterres, que é alto Comissário da ONU para os Refugiados; o francês Jean-Marie Guehénno, ex-chefe da ONU para as missões de manutenção de paz; Knut Vollebaek, ministro dos Negócios Estrangeiros da Noruega; e o eslovaco Jan Koubis, director da Comissão Económica da ONU para a Europa, também está em consideração.
antónio Guterres é chefe do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. (aCNUR) desde 2005. Foi primeiro-ministro de Portugal entre 1995 e 2002.