é uma importante zona verde da ilha de Santiago. a construção de um centro comercial na região ameaça todo um património, além de ser considerado perigoso
é uma importante zona verde da ilha de Santiago. a construção de um centro comercial na região ameaça todo um património, além de ser considerado perigosoO Tahiti é o único espaço verde da cidade da Praia. a probabilidade de construção na zona histórica de Cabo Verde preocupa peritos que temem danos ambientais, mas também a perca de parte importanteda cultura do país. Está ligado a uma riqueza histórica ímpar, de Cabo Verde como eixo aglutinante de países e povos do mundo, vector de ligação entre o Ocidente e Oriente, norte e sul, com as tradições marcantes da nossa História, lê-se numa petição online, dirigida às autoridades governamentais. Não devem ser ignaramente espezinhadas e apagadas pela aprovação ou construção de urbanística urbanos, em brutal atentado contra a natureza, contra o espaço verde natural, contra a cidade, contra o memorial de amílcar Cabral, explicam os signatários, no documento lançado em Outubro.
a 20 de Janeiro, dia dos Heróis Nacionais em Cabo Verde, foi promovida uma mesa redonda para discutir o assunto. O debate centrou-se na construção de um centro comercial na região, que teve o apoio da câmara municipal, mas que conta com muitos opositores. O projecto Tahiti Center irá ocupar uma área de 34 mil metros quadrados. a autarquia concedeu 75 mil para a construção. Um historiador, um arquitectoe outros apoiantes criticam-no e apontam para riscos sócio-ecológicos. a região é rica em biodiversidade e tem um subsolo rico em recursos hídricos. abriga árvores de grande porte e tem uma importantevegetação natural. Os cinquenta signatários da petição apelam a preservação de toda esta riqueza natural. Recordam os perigos para o ser humano: a sua estrutura geodinâmica [do Tahiti] é frágil, pouco propícia à edificação urbana, a que se adiciona o facto de situar-se num país de actividades sísmicas, assente sobre diversas falhas geológicas.