Há 100 anos, procurava-se manter a união entre cristãos – um Espírito comum. Hoje, essa preocupação deve manter-se, relegando as diferenças para segundo plano
Há 100 anos, procurava-se manter a união entre cristãos – um Espírito comum. Hoje, essa preocupação deve manter-se, relegando as diferenças para segundo planoUnidade e diversidade. a semana de Oração pela Unidade dos Cristãos assenta precisamente sobre estes dois importantes conceitos. Pretendia-se que, ao longo desta semana e até 25 de Janeiro, os cristãos de diferentes confissões se unissem. Um convite à oração que éfacilmente esquecida – lembrou o director de serviço para a unidade dos cristãos da Conferência de Bispos de França. Realizaram-se em Portugal celebrações conjuntas das igrejas cristãs em vários pontos do país. Hoje, unem-se os fiéis católicos, adventista e evangélicos, em Ponta Delgada, nos açores.
Durante a visita à Sinagoga de Roma, O Papa, Bento XVI, e o rabino chefe, Riccardo Di Segni, descreveram os aspectos comuns dos fiéis cristãos como o mais importante. Não obstante os problemas abertos e as incompreensões, são as visões partilhadas e os objectivos comuns que devem ser colocados em primeiro lugar, afirmou este último, em entrevista à Rádio Vaticano.
a preparação da semana 2010 foi confiada à Igreja da Escócia. ano em que celebra o centenário da conferência missionária de Edimburgo. Uma data importante, pois há 100 anos surgia a preocupação de não haver divisões entre cristãos. Em 1910, delegados das sociedades missionárias protestantes e anglicanas, e um convidado ortodoxo, reuniram-se em Edimburgo, na Escócia, num esforço de construção de um espírito comum e coordenação do trabalho conjunto.