O acolhimento de peregrinos é entendido como missão, como serviço de amor ao próximo
O acolhimento de peregrinos é entendido como missão, como serviço de amor ao próximoEm 2009, 45 pessoas prestaram serviço voluntário na secção de acolhimento e informações do Santuário de Fátima. Portugueses e estrangeiros prestaram serviço durante períodos de tempo diversos, podendo ir de um dia a várias semanas. O posto de acolhimento funciona todos os dias da semana e conta com cinco funcionários. Nos dias 12 e 13, de Maio a Outubro, conta com a ajuda dos Servitas.
O objectivo deste serviço é acolher e informar os peregrinos, turistas e curiosos vindos de todos os horizontes e condições, recebendo a todos com amabilidade e respeito, salienta Natalina Ferreira. Na abertura do 26º curso de acolhedores, que decorreu durante o dia 23 de Janeiro, em Fátima, a responsável pelo Serviço de acolhimento e Informações sublinhou que não é um curso com fórmulas mágicas nem um curso para ensinar a acolher e informar, nem um curso técnico, é apenas um encontro para conhecer as pessoas e aprofundar a nossa vida espiritual.
a temática deste curso é o tema geral anual do Santuário: Reparte com alegria como a Jacinta. Em 2010 assinala-se o centenário de nascimento de Jacinta Marto e o décimo aniversário da beatificação dos dois videntes irmãos.