Papa convoca bispos da Irlanda para encontro. assunto em análise: abusos de menores por membros da Igreja Católica
Papa convoca bispos da Irlanda para encontro. assunto em análise: abusos de menores por membros da Igreja CatólicaBento XVI reúne com os bispos irlandeses, a 15 e 16 de Fevereiro, para discutir o conteúdo de dois polémicos relatórios. Um deles um sobre abusos físicos e sexuais cometidos em instituições geridas por congregações religiosas e outro sobre o encobrimento ao mais alto nível dos abusos levados a cabo por padres da zona de Dublim.
Os dados do relatório da Comissão Ryan apontam centenas de abusos a crianças por párocos durante 70 anos. Foi divulgado em Junho. Mais tarde, em Novembro, foi apresentado outro relatório, da Comissão Murphy, detalhando abusos de 46 sacerdotes da arquidiocese de Dublin a cerca de 400 crianças durante 30 anos. Bento XVI falou num momento difícil e indicou que iria continuar a seguir com muita atenção este caso muito grave depois da denúncia. Classificou, na altura os crimes como atrozes. Em Dezembro do ano passado havia reunido com o prelado da Igreja irlandesa, cardeal Sean Brady.
Quatro bispos irlandeses já apresentaram a demissão ao Papa e a arquidiocese de Dublim foi acusada de encobrir padres pedófilos que violaram centenas de crianças ao longo de décadas. Depois de ter prometido enfrentar o problema dos abusos sexuais, o Pontífice reúne, agora com os responsáveis da Igreja Católica na Irlanda. Esta reunião surge no contexto dos problemas que tem a Igreja na Irlanda , afirmou o Frederico Lombardi, director da Sala de Imprensa da Santa Sé, à Rádio Vaticano.