Trata-se de um direito do homem. Contudo, 2,3 milhões de pessoas vivem sem respeito pela sua liberdade. a situação na Nigéria, Etiópia, Madagáscar, Quénia, Guiné e Níger piorou
Trata-se de um direito do homem. Contudo, 2,3 milhões de pessoas vivem sem respeito pela sua liberdade. a situação na Nigéria, Etiópia, Madagáscar, Quénia, Guiné e Níger piorouEm 2009, verificou-se um recuo emquestões deliberdade por todo mundo. a crise política de Honduras e o massacre de várias dezenas de jornalistas e civis nas Filipinas são os casos mais recentes. a conclusão é do relatório 2010 da organização Freedom House, citado pela agência de notícias adital. O Médio Oriente é a região mais repressiva do mundo, assim como África é o continente onde houve piores resultados.
O estudo assinala um aumento da repressão contra activistas de direitos humanos e liberdade de expressão e associação. avalia 194 países e 14 territórios internacionais. 89 foram classificados como livres; 58, parcialmente livres e 47, não livres. Há, portanto, 2,3 bilhões de pessoas a viverem sem respeitopelos seus direitos políticos eliberdade.
Os avançosnesse âmbitoocorreram na Ásia: Índia, Indonésia e Japão contaram com eleições democráticas. as Ilhas Maldivas foram admitidas na lista das democracias eleitorais. Honduras, Madagáscar e Níger, pelo contrário, foram retirados, por terem sofrido golpes de estado. Entre os não livres, encontramos a Birmânia, Guiné Equatorial, Eritreia, Líbia, Coreia do Norte, Somália, Sudão, Tibete, Turquemenistão e Uzbequistão.