Reunir os petizes com as suas famílias é uma prioridade.organizações esforçam-se por proteger estes seres mais frágeis. O último recurso, será a adopção
Reunir os petizes com as suas famílias é uma prioridade.organizações esforçam-se por proteger estes seres mais frágeis. O último recurso, será a adopção a directora executiva da UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, manifestou a sua preocupação com as crianças do Haiti. Muitas ficaram separadas das suas famílias ou de quem delas cuidava. Estas crianças enfrentam riscos acrescidos de má nutrição e doença, tráfico, exploração sexual e trauma emocional, afirmou ann Veneman. a UNICEF e outras organizações, como a Cruz Vermelha e Save The Children, já estão a tomar medidas para proteger as crianças do pequeno país das Caraíbas.
Estamos numa verdadeira corrida contra o tempo para lhes fazer chegar bens essenciais para a sua sobrevivência, alimentos, medicamentos essenciais, abrigo e protecção, declara a responsável, em comunicado.com o apoio do governo haitiano, as organizações esforçam-se por proporcionar espaços seguros para os petizes vítimas do terramoto. Está também em curso um processo de registo de crianças não acompanhadas.
Reunir os meninos e meninas haitianas com as suas famílias é uma prioridade da UNICEF. apenas se tal não for possível, e só depois de cuidadosamente examinada cada situação, as autoridades competentes devem encarar outras soluções permanentes como a adopção, assegura a directora. Em relação aos processos de adopção internacional, concluídos antes do terramoto, pretende-se uma partida rápida das crianças para junto das novas famílias. Nos últimos dias, a comunicação social divulgou alguns casos de crianças haitianas que já se reuniram com os pais adoptivos. O facto muito ossurpreendeu, poisnão esperavam tamanha rapidez.