Funcionamento do sistema de saúde prejudicado pelo bloqueio ao território, ameaçando assim 1,4 milhões de pessoas. Pedida abertura de fronteiras
Funcionamento do sistema de saúde prejudicado pelo bloqueio ao território, ameaçando assim 1,4 milhões de pessoas. Pedida abertura de fronteirasO bloqueio permanente da Faixa de Gaza está a prejudicar o funcionamento do sistema de saúde, pondo em risco a saúde de 1,4 milhões de pessoas no território, afirmou esta quarta-feira Max Gaylard, coordenador humanitário da ONU para os territórios ocupados palestinianos, numa declaração conjunta com a associação Internacional das agências de Desenvolvimento.
Hospitais e serviços de cuidados primários viram as suas infra-estruturas danificadas durante os combates em Gaza há um ano. até hoje ainda não foram reconstruídas porque os materiais de construção não são autorizados a entrarem no território por causa do bloqueio permanente, que vai agora no seu terceiro ano.
Perante este cenário, as agências das Nações Unidas e as organizações parceiras não-governamentais lançaram o alerta para o impacto que o bloqueio israelita está a ter, repetindo o apelo para a abertura imediata das fronteiras, permitindo a circulação de bens e pessoas.