72 milhões de crianças sem escola. 759 milhões de adultos analfabetos. Os objectivos de desenvolvimento do Milénio estão em risco
72 milhões de crianças sem escola. 759 milhões de adultos analfabetos. Os objectivos de desenvolvimento do Milénio estão em riscoO objectivo era reduzir metade do analfabetismo até 2015. Mas o mundo só reduziu 33 milhões, numa década. O que significa que em 2015, ainda haverá 56 milhões fora da escola, alerta a UNESCO – organismo das Nações Unidas para a Educação e Cultura.
a crise financeira nos países desenvolvidos está a ter forte impacto nos mais pobres. Os meios necessários a que eles crescessem em esforço educativo correspondem a apenas dois por cento do que foi utilizado para salvar os bancos que entraram em colapso no Reino Unido e Estados Unidos da américa, adianta a organização.
O relatório Chegar aos marginalizados acusa os países desenvolvidos de mascararem as ajudas, reprogramando-as, por vezes, em empréstimos. a situação pode criar uma geração perdida por falta de escolarização, o que significa menos possibilidades de escapar à pobreza.
Brasil e Moçambique estão a recuperar. a américa Latina e os Estados Unidos também são referidos por usarem a formação técnico-profissional para alargar oportunidades a jovens marginalizados do sistema escolar. Portugal, comparativamente há dez anos atrás, teve um aumento de 32 por cento, na frequência dos cursos profissionais.