São as palavras do Papa dedicadas à celebração que pretende unir cristãos de todo o mundo. Uma semana em que todos os fiéis podem participar através da oração
São as palavras do Papa dedicadas à celebração que pretende unir cristãos de todo o mundo. Uma semana em que todos os fiéis podem participar através da oraçãoComo poderá o mundo, que ainda não conhece o Senhor, dar crédito às palavras de testemunhas d’Ele divididas, se não mesmo contrapostas?, questionou Bento XVI, hoje, 20 de Janeiro. O Santo Padre constatou que a divisão dos cristãos dificulta o anúncio eficaz do Evangelho no mundo. É muito importante que os cristãos cresçam na profissão comum da fé e no testemunho concorde de Jesus Cristo. Peço a oração de todos pela consolidação destas relações fraternas que levem a um fiel e concorde testemunho de Cristo, afirmou, citado pela Rádio Vaticano.
O director de serviço para a unidade dos cristãos da Conferência de Bispos de França também apelou à oração facilmente esquecida. Durante esta Semana, convida-se em primeiro lugar a rezar. Franck Lemaitre explica que cada cristão pode dar o seu contributo dessa forma. Todos os que rezam pela unidade, mesmo que de maneira isolada, formam um grande monastério invisível, lembra, em entrevista à agência Zenit.
a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, subordinada ao tema Vós sois disso testemunhas, decorre até 25 de Janeiro. a preparação da semana 2010 foi confiada à Igreja da Escócia, no mesmo ano em que se celebra o centenário da conferência missionária de Edimburgo. a igreja do país propõe uma meditação sobre todo o capítulo 24 do Evangelho Lucas, ponto central da celebração. Em Portugal, haverá celebrações na Igreja Presbiteriana da Figueira da Foz, na Igreja Católica de Cantanhede; arazede; alhadas; Portomar e São João Baptista de Coimbra.