Os mais pequenos são sempre os mais vulneráveis em catástrofes e, no caso haitiano, quase metade da população são menores
Os mais pequenos são sempre os mais vulneráveis em catástrofes e, no caso haitiano, quase metade da população são menoresO impacto do terramoto haitiano sobre as crianças do país preocupa especialistas na área. Os mais pequenos são sempre os mais vulneráveis em catástrofes, reiteraram peritos independentes das Nações Unidas.
O Comité da ONU sobre os Direitos das Crianças destacou que estas irão inevitavelmente enfrentar muitos perigos na sequência do sismo de magnitude 7. 0, que atingiu o Haiti a 12 de Janeiro. O tremor de terra terá afectado um terço dos nove milhões de habitantes do Haiti.
as crianças são sempre profundamente afectadas por grandes catástrofes deste tipo, e quase metade da população haitiana são crianças e jovens, afirmaram os especialistas.
O Comité também expressou a sua preocupação com os milhares de crianças que ficaram separadas das famílias no terreno, depois do sismo. É necessário que sejam identificadas [as famílias] o mais rapidamente possível, com cuidado e protecção para se evitarem novos traumas e minimizarem as violações dos seus direitos.