a má fama dos centros de detenção franceses corre o risco de piorar. Os suicí­dios aumentaram e as prisões estão sobrelotadas
a má fama dos centros de detenção franceses corre o risco de piorar. Os suicí­dios aumentaram e as prisões estão sobrelotadasO número de suicídios nas prisões francesas aumentou em 2009. No último ano, 115 pessoas faleceram pondo fim à própria vida. Em 2008, contavam-se 109. a ministra da justiça francesa lembrou que os suicídios nas prisões são dramas humanos e não segredos de estado. as novas medidas, adoptadas no verão passado, são insuficientes. É necessário agir, considerou Michéle alliot-Marie, segundo o jornal Le Monde.
as medidas preventivas consistiam na mudança de bens utilizados pelos detidos fragilizados: colchões anti-inflamáveis, lençóis que não pudessem ser rasgados, pijamas de papelde única utilização. Tudo para evitar tentativas de suicídio. a formação dos vigilantes das prisões, o acompanhamento psicológico dos detidos, a disponibilização de rádios, e caixas de correio para os familiares foram outras medidas aplicadas. a França é dos países da Europa onde ocorrem mais suicídios nas prisões, com números bem mais elevados em relação à alemanha ou Inglaterra. Entre 2002 e 2006, a média anual era 20 por cada 10 mil detidos, revela o jornal francês.
Em Maio de 2009, guardas prisionais franceses manifestaram-se contrao sobrelotamento das prisões do país. Esse seria um dos principais motivos de rebelião dos prisioneiros. Em Julho, o número de detidos atingia os 64. 250 mil, quando apenas existem 50. 806 vagas nos estabelecimentos prisionais. Nações Unidas mostravam então a sua preocupação perante as más condições dos mesmos.