O risco de pobreza em Portugal atinge 18 por cento da população sendo, por isso, superior à média da União Europeia a 27 países
O risco de pobreza em Portugal atinge 18 por cento da população sendo, por isso, superior à média da União Europeia a 27 paísesOs dados constam num relatório do Eurostat relativo a 2008. O documento, divulgado pelo Económico, indica que 17 por cento da população da União Europeia (UE) enfrenta risco de pobreza. Bulgária, Roménia, Hungria e Letónia são os países onde o problema é mais preocupante. Luxemburgo, Holanda e Suécia têm índices de pobreza mais baixos, ou quase inexistentes.
Em relação aPortugal, o relatório indica que 64 por cento dos portugueses não consegue pagar uma semana de férias fora de casa. apenas os habitantes de Hungria, Malta e Roménia, ficam à frente dos portugueses nesta listagem. 35 por cento das famílias portuguesas não conseguem manter a casa aquecida.
O mesmo documento refere que dos 27 da UE, em 20 as crianças e os idosos correm um maior risco de pobreza que o resto da população em geral. as situações mais alarmantes eram vividas na Roménia, Bulgária e Itália. Em Portugal, a taxa era de 23 por cento.