Saiu em liberdade o homem que tentou matar João Paulo II em 1981, na Praça de São Pedro. Rezar no túmulo do Santo Padre é um dos seus objectivos
Saiu em liberdade o homem que tentou matar João Paulo II em 1981, na Praça de São Pedro. Rezar no túmulo do Santo Padre é um dos seus objectivosFeriu-o gravemente no abdómen. O então Pontífice considerou que a mão que guiava a bala era a de Nossa Senhora e considerou que se tratou de um milagre ter escapado com vida. Dois anos depois do atentado, em 1983, João Paulo II visitou Mehmet ali agca na prisão, perdoou-lhe e rezou com ele. No seu livro Memória e Identidade, João Paulo II diz que o atentado foi uma das últimas convulsões da luta ideológica do século XX e que agca claramente não agiu sozinho.
a 18 de Janeiro de 2010, o turco saiu da prisão situada a 60 quilómetros de ancara. O processo de libertação foi concluído, declarou o seu advogado. Yilmaz abosoglu explicou aos jornalistas que o seu cliente será transportado para um posto de recrutamento do Exército, porque nunca efectuou o serviço militar.
Mas, o antigo militar de extrema direita, hoje com 52 anos, que se converteu ao cristianismo depois da visita do homem a quem tentou matar, já fez saber que se recusa a pegar numa arma em função das suas convicções religiosas. analistas internacionais, citados pelos media, adiantam que a ameaça de recrutamento poderá ter como objectivo dificultar os projectos que agca, de 52 anos, pretende concretizar. É que ninguém parece querer o homem que é conhecido na Turquia como a maior desgraça do país. Quanto ao futuro de ali agca, já afirmou que deseja visitar o túmulo do Papa que tentou assassinar, junto do qual deseja rezar. Uma visita ao santuário de Fátima também não éde descartar.