Oito objectivos para mudar o mundo. Juntos podemos. Terceiro encontro da rede «Fé e desenvolvimento» decorreu em Leiria
Oito objectivos para mudar o mundo. Juntos podemos. Terceiro encontro da rede «Fé e desenvolvimento» decorreu em LeiriaO nosso interesse é que isto entre na agenda política. a vontade política de mudar as coisas. O coordenador da Campanha dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio em Portugal, Luís Mah defendeu que o objectivo desta iniciativa é levar a sociedade civil a agir, consciente das suas responsabilidades para mudar o mundo, a partir de simples acções.
até 2015, há oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) que deviam estar concretizados. Muitas são as vozes que apontam para a incapacidade de o conseguir. Mas, a questão deixada no ar por Luís Mah é saber até que ponto nos tornámos cínicos e não fazemos nada, cruzamos os braços. O desafio a fazer algo foi lançado no terceiro encontro da rede Fé e desenvolvimento, em Leiria.
Há melhorias que estão a ser concretizadas, com a ajuda da Igreja Católica e, em Portugal, também dos muçulmanos. É graças à Igreja que muitas funções que deviam ser desempenhadas pelos governos são desempenhadas por estes agentes, afirmou.
Del 8
a associação ad gentes, criada pelos Leigos Missionários da Consolata promoveu em 2008, o concurso Del 8 – apaga com os Objectivos do Milénio. O concurso envolveu as escolas do ensino secundário e os vencedores de um projecto concreto de acabar com a pobreza em Empada, na Guiné-Bissau, foram ao terreno implementá-lo.
Mário Linhares, responsável pelo concurso manifestou a sua alegria pela grande adesão das escolas e pelo interesse do alunos. Quando as coisas são lançadas de forma séria, os alunos aderem, explicou. a solução não é recolher material escolar e enviar, defendeu o docente. Por isso o concurso priveligiou ideias e acções concretas que pudessem ser implementadas.
Missão no Sumbe
acreditamos que, com pequenos passos, podemos fazer qualquer coisa, disse o padre Vítor Mira, coordenador da animação missionária da diocese de Leiria-Fátima. a diocese tem um projecto de geminação com o Sumbe, em angola, através do grupo Ondjoyetu, de onde regressou recentemente ana Pereira.
aos participantes do encontro, a jovem enumerou alguns dos projectos que estavam a ser desenvolvidos e que pretendiam corresponder aos ODM.com sementes que foram enviadas de Portugal e charrua, bem como dinheiro que permitiu comprar os bois, começaram a explorar a terra e a tirar dali bens para sobrevivência e venda. a missão tem uma lavra, para que seja auto-sustentada e para que aprendam como fazemos, explicou.
Na missão é ainda desenvolvido trabalho de formação com as crianças e com as mulheres, bem como acompanhamento familiar. Saúde, culinária são algumas das matérias das aulas.
Encíclica dá respostas
Estas questões têm alguma resposta na encíclica ‘Veritas in caritate – a verdade na caridade’, assinalou José augusto Leitão. O missionário verbita defendeu que a construção do bem comum exige a participação responsável de todos. E no caso dos cristãos faz descobrir que ao seu lado está o irmão e, não podemos ficar indiferentes.
José augusto Leitão que é também elemento da Rede Fé e Justiça Europa-África assinalou que desenvolvem trabalho para que não haja exploração, que não haja invasão de empresas internacionais para aproveitamento. E trabalham para que não haja privatização de terras sem regras.