acabam com a solidão e integram-se mais facilmente na sociedade que os acolhe. alguns acompanham o crescimento dos filhos pelo ecrã do computador
acabam com a solidão e integram-se mais facilmente na sociedade que os acolhe. alguns acompanham o crescimento dos filhos pelo ecrã do computadorEm São Paulo, refugiados chegam a fazer fila para aceder à internet. a procura é tanta que os computadores nem sempre chegam. O objectivo é matar saudades do país e particularmente da família que ficou para trás, revela a agência das Nações Unidas para os refugiados. Yonas Samuel, refugiado no Brasil desde o início de 2009, diz ter recuperado a alegria de viver. O homem de negócios e activista eritreu reencontrou a mulher e filha por quem procurava, há um ano em vão.
a organização United Refugees é um ponto cada vez mais procurado na cidade. a organização promove a reunião familiar dos cidadãos deslocados e coloca à disposição dos mesmos uma sala multimédia. a internet é uma forma de eles se integrarem na sociedade brasileira. Os utilizadores procuram emprego, em sites e jornais digitais, e estabelecem contacto com novos amigos. aqui fiz muitos amigos, conheci outros refugiados e os brasileiros que são voluntários no espaço. Sinto-me em casa, afirma um utilizador.
a era digital facilitou em muito os esforços dos refugiados para encontrarem os seus familiares. a internet hoje ajuda-os a quebrar a solidão, explica Denise Collus, assistente social, na SESC Carmo, outra organização muito solicitada. Dantes, tinham de aguardar a chegada de outros compatriotas para tentarem obter notícias.