a procura de mão de obra e serviços a baixo custo é a verdadeira causa do tráfico humano, afirmou Stefano Volpicelli, da Organização Internacional das Migrações (OIM)
a procura de mão de obra e serviços a baixo custo é a verdadeira causa do tráfico humano, afirmou Stefano Volpicelli, da Organização Internacional das Migrações (OIM)É a mais verdadeira e forte razão, disse o responsável aos participantes do encontro da pastoral das migrações. O problema do tráfico verifica-se como consequência das mudanças sociais verificadas na Europa. O desejo de uma vida melhor entusiasma-os na partida para o el dourado europeu.
a pobreza, a discriminação de género (com a negação de pequenos direitos às mulheres), a falta de oportunidades para atingir os objectivos de vida, os contextos em que vivem, a ausência de legislação anti-tráfico e o pouco respeito pela legalidade potenciam situações que podem resultar na exploração da pessoa (pelo tráfico sexual, laboral ou de órgãos).
Ser prostituta num país muito rico pode ser uma espécie de promoção de carreira, salientou Stefano Volpicelli. O responsável da OIM referiu ainda que, na Europa, há muitos licenciados em trabalhos de construção civil e actividades domésticas.
20 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) da Itália é de trabalho irregular adiantou Stefano Volpicelli. a média europeia é de 12 por cento. Mas o fenómeno está enraizado em todo o lado e é um fenómeno que contribuímos para exportar, acrescentou.
a situação deve fazer reflectir. Todos os dias há pequenos deslizes que, nos países da Europa, suportamos. a tolerância em relação a situações vai desde o trabalho servil, ao trabalho de crianças toleramos tudo isto. São pequenas coisas que parecem estúpidas, mas tornam-se grandes e graves, defendeu.