é necessário reduzir fosso tecnológico entre os países em desenvolvimento e os desenvolvidos. Para que as catástrofes naturais sejam minimizadas nos estados mais pobres
é necessário reduzir fosso tecnológico entre os países em desenvolvimento e os desenvolvidos. Para que as catástrofes naturais sejam minimizadas nos estados mais pobresUm sismo como o do Haiti porventura teria uma dimensão menos trágica num país desenvolvido, como defendeu, esta sexta-feira, Ban Ki-moon. Temos tecnologias para construir prédios mais resistentes e para construir infra-estruturas que tenham em conta as possíveis falhas [sísmicas]. Sabemos muito sobre como trabalhar com a paisagem natural para garantir que os aglomerados urbanos sejam mais seguros, começou por explicar o secretário-geral das Nações Unidas. Que deixou, no entanto, um reparo: O problema é que, em muitas partes do mundo, não beneficiam desses conhecimentos e tecnologias. as medidas para reduzir riscos não devem ser um luxo que apenas alguns Estados possam pagar.
Por isto, as Nações Unidas têm um papel vital a desempenhar para ajudar os diversos estados-membro, particularmente os países em desenvolvimento, para dominarem as novas tecnologias que ajudem a minimizar desastres naturais, mudanças climáticas, escassez de alimentos e um conjunto de outros desafios, reiterou Ban Ki-moon.
a ONU é a instituição global que pode lidar com muitos destes desafios, insistiu numa reunião sobre Desafios Globais, promovido pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, referindo-se ao terramoto desta semana no Haiti como um primeiro – e trágico – exemplo da necessidade de reduzir o fosso tecnológico entre os países em desenvolvimento e os desenvolvidos.