“atitude da pequena Jacinta corresponde a um elemento fundamental da mensagem de Fátima, que não deixa de interpelar a Igreja e a sociedade dos nossos dias”
“atitude da pequena Jacinta corresponde a um elemento fundamental da mensagem de Fátima, que não deixa de interpelar a Igreja e a sociedade dos nossos dias”Jacinta Marto: Do encontro à compaixãoé o tema dos trabalhos que decorrerão de 4 a 6 de Junho de 2010, no Centro Pastoral Paulo VI, no Santuário de Fátima. Por feliz coincidência, teremos o Santo Padre em Fátima no ano em que se celebra o centenário do nascimento de Jacinta Marto, a pastorinha vidente que mais desenvolveu as expressões de dedicação ao Papa e à Igreja, explicou opresidente da Comissão do Congresso, citado pela Sala de imprensa do Santuário de Fátima.
a mais nova dos três videntes destaca-se, no seu perfil espiritual, pelo seu amor e predilecção ao Santo Padre. Os três dias de trabalho serão uma boa oportunidade para uma abordagem à mensagem de Fátima a partir da espiritualidade da vidente Jacinta. Procuraremos, por isso, não só conhecer melhor a personalidade desta criança, mas também identificar alguns elementos relevantes da sua atitude interior que podemos usar como chaves de leitura tanto da mensagem de Fátima como da vida cristã, adianta o padre Vítor Coutinho.
Conferências, painéis, momentos de oração, um serão musical fazem parte dos trabalhos. Este congresso contará com a participação de especialistas de diversas áreas, portugueses e estrangeiros, acrescenta o também secretário do bispo de Leiria-Fátima. a categoria da compaixão será o ponto de partida para compreender a personalidade e a espiritualidade da Jacinta, salienta o sacerdote. Por outro lado, haverá também oportunidade para desenvolver algumas implicações da compaixão para diversos âmbitos da vida: educação, cuidados de saúde, espiritualidade, moral, compromisso social, entre outros, refere o presidente do Congresso.