Governos, organizações e até famosos desenvolvem acções para ajudar as vítimas do terramoto no Haiti. a ajuda tem que chegar urgentemente
Governos, organizações e até famosos desenvolvem acções para ajudar as vítimas do terramoto no Haiti. a ajuda tem que chegar urgentementeEm vários pontos do mundo, mobilizam-se recursos para apoiar os sobreviventes da tragédia ocorrida háquatro dias. Grupos humanitários, a actuar no Haiti, pediram às empresas para doarem dinheiro. De momento, elementos como roupas e tendas não podem ser distribuídos devido à enorme destruição causada pelo sismo. Água e medicamentos são as prioridades. É necessário manter o espaço aéreo liberto para que possam ser distribuídos esses bens.
O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou o envio de tropas para o país. O governo norte-americano vai gastar 100 milhões de dólares nesta fase de emergência. O México enviou três aviões e um barco-hospital com 70 toneladas de bens primários e uma centena de técnicos de saúde. De França, já partiram 400 membros de protecção civil; de Espanha seguiram quatro aviões com equipas e material de socorro. a Ásia contribui com a sua experiência na matéria. a Indonésia, país particularmente afectado por catástrofes naturais vai enviar 75 especialistas.
O actor americano, George Clooney, prepara-se para apresentar um programa no canal de música MTV, cujos fundos irão reverter em favor da população afectada. a Cruz Vermelha foi das primeiras organizações internacionais a socorrer os haitianos. as equipes presentes no terreno distribuem suprimentos médicos para auxiliar os hospitais. a organização já enviou dois aviões para o país. O primeiro transporta 11 especialistas na área da saúde e engenharias;o segundo com um carregamento de 40 toneladas de material médico e tratamento de água. Outras organizações como a ajuda Médica Internacional, Caritas, e organizações das Nações Unidas movimentam recursos para ajudar o país.