é uma realidade. Pessoas tornadas escravas, na maioria, para fins sexuais. Pastoral das migrações analisa a situação para poder apoiar
é uma realidade. Pessoas tornadas escravas, na maioria, para fins sexuais. Pastoral das migrações analisa a situação para poder apoiarPretende-se uma melhor qualificação da acção pastoral e do reforço do diálogo e trabalho em rede, que sejam resposta ao mundo da mobilidade humana actual, incidindo este no drama do tráfico que vitimiza tantos milhões de pessoas no mundo, adianta a organização do X Encontro de formação para animadores sócio-pastorais das migrações, citada pela Ecclesia.
Os trabalhos, que têm início na tarde de 15 de Janeiro (hoje) e decorrem até domingo, 17 de Janeiro, são subordinados ao tema O papel dos agentes religiosos em acções de prevenção, acompanhamento e combate ao tráfico de pessoas humanas. O dia 17 de Janeiro, 96. º Dia mundial do migrante e refugiado, será marcado com a celebração da Eucaristia na igreja da Santíssima Trindade pelas 11h.
Esta iniciativa pretende, também, ser uma forma de comunhão com toda a Igreja que acolhe a palavra de Bento XVI, o qual na mensagem para esta ocasião centra as suas preocupações e as da Igreja em geral nos migrantes e refugiados menores, os quais são os mais vulneráveis aos esquemas das redes de tráfico, salientam os responsáveis. a Cáritas Portuguesa, a Obra Católica Portuguesa de Migrações e a agência Ecclesia são as entidades organizadoras deste encontro.