O presidente do país e o secretário-geral das Nações Unidas falam num cenário catastrófico. Pedem ajuda internacional
O presidente do país e o secretário-geral das Nações Unidas falam num cenário catastrófico. Pedem ajuda internacionalO presidente do Haiti, René Préval, coloca a possibilidade de haver milhares de mortos sob os escombros. O prejuizo é imenso e o cenário inimaginável. Pede ajuda urgente de outrospaíses, perante tamanha destruição.
Ban Ki-moon expressou a sua preocupação com o povo haitiano e funcionários das Nações Unidas, cuja sede está seriamente danificada. O secretário-geral das Nações Unidas está a seguir de perto a evolução da situação. Verifica-se, contudo, dificuldades em contactar os membros da organização presentes no país. O terramoto desactivou as redes de comunicação.
O responsável insta a comunidade internacional a apoiar o que considera uma grande emergência humanitária. a população precisa urgentemente de ajuda. Serviços básicos como o fornecimento de água e electricidade estão a falhar seriamente. Ki-moon pretende deslocar-se ao país, assim que possível. O Fundo Central de Emergência da organização vai disponibilizar 10 milhões de dólares.