Verificam-se progressos ao nível da educação, segurança, protecção do meio ambiente e luta contra o narcotráfico, entre outros sectores. Um exemplo a seguir no continente africano
Verificam-se progressos ao nível da educação, segurança, protecção do meio ambiente e luta contra o narcotráfico, entre outros sectores. Um exemplo a seguir no continente africanoCabo Verde está vencendo as barreiras, considerou o presidente do país, há semanas atrás. Pedro Pires mostrou-se optimista e lembrou o surto de dengue que assolou o arquipélago, nos últimos meses do ano, afectando cerca de 22 mil cidadãos. Elogiou a participação da sociedade civil no combate à doença e o profissionalismo dos técnicos de saúde. Ficou claro: quando nos unimos, podemos vencer mais facilmente as maiores dificuldades que nos batem à porta, afirmou o dirigente, citado pela agência Lusa. Em referência à crise global, falou em sinais encorajadores de retomada em vários sectores, mas pediu realismo aos trabalhadores e agentes económicos.
O esforço desenvolvido pelo país é reconhecido fora das fronteiras. Durante a sua visita oficial a África, Hillary Clinton, exortou os restantes países do continente a seguir o exemplo de Cabo Verde. a chefe da diplomacia norte-americana apontou para a boa governação, crescimento económico, respeito pelos direitos humanos e combate à pobreza. Também registou melhorias em questões de segurança. Cabo Verde foi o único país da lusofonia a melhorar entre os menos corruptos. Em 2008, subiu para o 47º lugar numa lista de 180 países, no âmbito de estudo realizado pela organização não governamental, Transparency International. a educação tem sido outra das suas prioridades. É o país da África Ocidental com melhor desempenho no sector. Investiu 6,6 por cento do seu Produto Interno Bruto na educação, em 2008; 83 por cento da população sabe ler e escrever.