O desafio é escolher um direito e ilustrá-lo em cartaz. a iniciativa decorre até 19 de Março de 2010
O desafio é escolher um direito e ilustrá-lo em cartaz. a iniciativa decorre até 19 de Março de 2010O concurso pretende que crianças e jovens aprendam mais sobre os seus direitos e manifestem a sua opinião sobre o assunto . Para participar, os interessados devem criar equipas de 4 pessoas (idades entre 10-14 ou 15-18 anos) com um supervisor adulto. Depois devem inscrever-se e entregar os trabalhos até 19 de Março.
Os vencedores europeus visitam Bruxelas para descobrir a cidade e as instituições europeias e participam numa cerimónia europeia de entrega dos prémios presidida por Jacques Barrot, vice-presidente da Comissão Europeia. Em Portugal, o concurso será coordenado pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, em colaboração com a Representação da Comissão Europeia.
Há vinte anos atrás, as Nações Unidas adoptaram a Convenção sobre os direitos da Criança. Isto significa que os 195 países que assinaram o documento estão de acordo que há direitos dos mais novos que têm de ser respeitados.
a criança, para o desenvolvimento harmonioso da sua personalidade, deve crescer num ambiente familiar, em clima de felicidade, amor e compreensão, refere o texto. a Convenção foi adoptada pela assembleia Geral nas Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 21 de Setembro de 1990.