Três milhões de pessoas podem ter sido afectadas. O país mais pobre do continente americano é frequentemente atingido por desastres naturais
Três milhões de pessoas podem ter sido afectadas. O país mais pobre do continente americano é frequentemente atingido por desastres naturaisUm violento sismo atingiu ontem o Haiti, pelas 21:53 horas [em Lisboa]. O forte abalo registou uma magnitude de 7. 0 na escala de Richter, seguido de várias réplicas de forte intensidade. Trata-se do pior terramotoemtoda a história do país. O alerta de tsunami já foi retirado. a tragédia deu-se em terra e não no mar, tendo afectado grande parte da população. ainda não se conhecem números exactos, mas, receia-se que centenas de pessoas estejam soterradas debaixo dos escombros. Milhares ficaram desalojados. Estima-se que cerca de três milhões de pessoas poderão ter sido afectadas pela tragédia.
além dasínumeras habitações destruídas, o sismo derrubou vários urbanística públicos da capital [Port-au-Prince]. Entre eles, conta-se o Palácio Nacional, o Ministério das Finanças, o Ministério do Trabalho Público, o Ministério da Comunicação e da Cultura, o Palácio de Justiça, o Parlamento e a Catedral de Port-au-Prince. a sede das Nações Unidas no Haiti sofreu grandes danos. Um hospital do centro da cidade desmoronou-se. O terramoto fez sentir-se na ilha de Santo Domingo, zona partilhada com a República Dominicana, mas também em Cuba, Jamaica e Bahamas.
Uma operação de emergência internacional está a ser montada. Estados Unidos, França e países sul-americanos já se disponibilizaram para ajudar o Haiti. a Cruz Vermelha entregou centenas de milhares de dólares para esta fase de emergência.organizações humanitárias preparam-se para partir para o país mais pobre do continente americano. 80 por cento da população vive abaixo do limiar da pobreza. O Haiti é frequentemente afectado por catástrofes naturais. No verão de 2008, as cheias causaram 800 mortos. Recorda-se também o trágico episódio de uma escola que se desmoronou esmagando 500 crianças e professores.