Famosos sobem ao monte mais alto de África, na Tanzânia. Pretendem alertar para os perigos da escassez de água potável
Famosos sobem ao monte mais alto de África, na Tanzânia. Pretendem alertar para os perigos da escassez de água potávelactores, cantores e ambientalistas iniciaram, sábado, a escalada da montanha mais alta de África. a chegada ao topo do monte Kilimanjaro, na Tanzânia, está prevista para hoje, 12 de Janeiro. O objectivo é alertar a comunidade internacional para a escassez de água potável e angariar fundos para o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e agência humanitárias. Entre o grupo, encontra-se a actriz americana, Jessica Biel, os fotógrafos, Michael Muller e Jimmy Chin, assim como a cantora, Santi White.
O popular músico africano, Kenna, é o líder do grupo. O pai do rapper, nascido na Etiópia, quase morreu devido a uma doença transmitida pela água, quando ainda era criança. O percurso de mais de 5,6 metros até ao topo do monte africano passa por savanas, florestas tropicais, e desertos. Pode consultar mais informações sobre o decorrer da escalada e os participantes no seguinte site.
Mil milhão de pessoas não têm acesso à água potável no mundo. 4,5 mil crianças com menos de cinco anos morrem todos os dias devido à falta desse recurso, segundo a UNICEF [Fundo das Nações Unidas para a Infância]. até 2025, prevê-se que a procura de água aumente 50 por cento nos países em desenvolvimento, e 18 por cento nos países desenvolvidos. a falta de água potável pode levar a deslocação em massa de populações, em determinadas regiões do mundo. Poderá ser um dos principais motivos de guerra em África, num futuro próximo.