Detidos numa prisão marroquina, activistas do Sara Ocidental têm sido maltratados. Escritor uruguaio promove recolha de assinaturas pela sua libertação
Detidos numa prisão marroquina, activistas do Sara Ocidental têm sido maltratados. Escritor uruguaio promove recolha de assinaturas pela sua libertaçãoSete militantes sarianos foram transferidos para a prisão militar de Salé, em Rabat (Marrocos), em Outubro passado, e há denúncias de que têm sido vítimas de maus tratos pelas autoridades marroquinas. agora, um escritor e jornalista uruguaio, Eduardo Galeano está a promover um abaixo-assinado pela libertação destes homens e mulher.
Segundo informações da associação de Familiares de Presos e Desaparecidos Sarianos (afapredesa), o estado de saúde físico e psíquico da senhora Degya Lechgar e dos seus companheiros tem-se agravado devido à falta de cuidados médicos e à sua situação, já de si grave, atendendo às sequelas de anos de encarceramentos anteriores e de desaparecimento forçado que sofreram.
Em Outubro, no dia 15, estes sarianos foram levados para a prisão, depois de terem permanecido incontactáveis desde o dia da sua detenção no aeroporto de Casablanca. O Tribunal de apelo de Casablanca declarou-se incompetente para os julgar com base em falsas acusações de traição e conspiração com o inimigo. Os familiares também estarão a ser objecto de repressão e abuso.
É com o propósito de libertar estes sete sarianos que Eduardo Galeano lanlou um abaixo-assinado que pode ser encontrado aqui.