Dezenas de antigos e actuais alunos da Escola teológica de leigos comemoraram as bodas de prata desta secção do actual Centro de Formação e Cultura
Dezenas de antigos e actuais alunos da Escola teológica de leigos comemoraram as bodas de prata desta secção do actual Centro de Formação e CulturaO actual director do Centro de Formação e Cultura (que congrega toda a responsabilidade pela formação teológica da diocese) acentuou a tónica no futuro, sempre com a meta da formação. Esta escola é de pessoas e para pessoas.
Os leigos – disse à assembleia – não podem contentar-se com a formação que receberam por altura da catequese. Desafiou os fiéis a apostarem na formação da sua fé. Usando palavras de João Paulo II na encíclica ‘Eclesia in Europa’, o padre adelino Guarda defendeu que a nossa sociedade exige cristãos adultos na fé.
Durante a sessão comemorativa dos 25 anos de existência da Escola teológica, antónio Ribeiro, leigo, 75 anos deu o seu testemunho. actualmente ministro extraordinário da comunhão, o homem de 75 anos confessou que a catequese começou realmente para si em 1976, com os Cursilhos da cristandade. Veio para a Escola teológica de leigos em 1986, com 54 anos. ainda hoje participa em formações. além de leigos, a Escola formou, ao longo dos anos, também, religiosas. Conceição Silva, das irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição lembrou a alegria com que, no final do trabalho, rumava ao seminário para as aulas. Sinto-me agradecida por este bem e partilha comum, disse.
a Escola teológica de leigos era a menina dos olhos do então bispo alberto Cosme do amaral que, juntamente com o padre Rogério Oliveira, primeiro director, arrancaram com o projecto. O então bispo emérito américo Henriques leccionou a primeira aula.
Outras pessoas contribuíram para esta escola que nasceu para ajudar na formação dos leigos avançasse. São muitos os nomes dos docentes, monsenhor Luciano Guerra, o agora bispo auxiliar de Lisboa, anacleto Oliveira, o agora bispo de Cabo Verde, arlindo Furtado, o próprio D. Serafim Ferreira Sousa e Silva, actual bispo emérito da diocese, actualmente, alguns dos docentes desta escola são a vice-postuladora da Congregação para a causa dos santos, irmã ângela Coelho, bem como o secretário do bispo, o padre Vítor Coutinho.