Trata-se de um homem francês de 61 anos, sequestrado em finais de Novembro no Mali. Estava no país para avaliar uma planta para a cura do paludismo
Trata-se de um homem francês de 61 anos, sequestrado em finais de Novembro no Mali. Estava no país para avaliar uma planta para a cura do paludismo a al-Qaeda, no Magrebe Islâmico, ameaça matar um refém francês, detido no Mali, caso não sejam satisfeitas determinadas condições. Pierre Camatte é o actual presidente da associação Gérardmer-Tidarmene. O homem de 61 anos foi raptado num hotel do país, na noite de 27 de Novembro. De acordo com o jornal francês, Le Figaro, o grupo terrorista exige a libertação de quatro dos seus membros, detidos no Mali, e uma caução cujo valor é ainda desconhecido. Os governos do Mali e de França têm apenas 20 dias para responder às exigências, para que o refém não seja executado.
Pierre Camatte efectuava frequentes viagens ao país da África Ocidental, para acompanhar o cultivo de uma planta terapêutica para o combate ao paludismo. além do francês, a rede raptou ainda três trabalhadores humanitários espanhóis, na Mauritânia. Há já muitos anos que não ocorria nenhum rapto de um cidadão francês, a nortedo Mali. O governo francês aconselhou as pessoas de origem francesa a não participarem num festival que deverá decorrer em Tombouctou, na mesma região, devido ao elevado risco de sequestro.