Conhecido dos alunos que frequentaram o curso de Missiologia, o religioso espiritano era membro da academia Portuguesa de História
Conhecido dos alunos que frequentaram o curso de Missiologia, o religioso espiritano era membro da academia Portuguesa de HistóriaFaleceu no domingo, 10 de Janeiro. O funeral do sacerdote realiza-se em São Paio de antas, Esposende, às 14h30, de terça-feira, 12 de Janeiro, sendo a celebração das exéquias presidida por antónio Couto, presidente da Comissão Episcopal Missões e bispo auxiliar de Braga.
Nascido em São Paio de antas (Esposende) em 1932, foi ordenado padre em 1956. Formado em História pela Universidade de Coimbra, foi nomeado para a casa provincial dos missionários do Espírito Santo, em 1962.
Dirigiu várias revistas. Foi professor no Seminário da Torre d’aguilha, no Instituto Superior de Estudos Teológicos, na Universidade Católica e no curso de Missiologia que decorre, anualmente, em agosto, em Fátima, promovido pelos Institutos Missionários ad Gentes (IMaG).
Foi conselheiro geral, passou pelos 50 países onde os espiritanos trabalham, sendo também um escritor. Foram muitos os artigos Círculo que elaborou, quatro livros que publicou e, em Setembro de 2009, a academia Portuguesa de História nomeou-o seu membro honorário, pelo contributo que deu à investigação histórica em Portugal.
Na reacção à sua morte, a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) destaca o seu trabalho: O padre Torres Neiva, que nos habituou a uma leitura de alta qualidade, deixa-nos a marca de um pensador e comunicador de grande alcance. a CIRP assinala o grande contributo dado à Igreja e à vida consagrada pelo sacerdote.