Este ano tem como objectivo a tomada de consciência da importância de proteger animais e plantas, no meio onde vivem. O arranque das acções faz-se a 11 de Janeiro, em Berlim
Este ano tem como objectivo a tomada de consciência da importância de proteger animais e plantas, no meio onde vivem. O arranque das acções faz-se a 11 de Janeiro, em BerlimO secretário-geral das Nações Unidas (ONU) pede ao mundo que se forme uma aliança global capaz de adotar uma nova visão para proteger a vida na Terra. Por ocasião do ano internacional da biodiversidade, Ban Ki-moon lembra que os líderes mundiais se comprometeram, em 2002, a reduzir as taxas de biodiversidade perdidas substancialmente nas últimas décadas.
Na mensagem para este ano recorda que o acordo assinado pelos países com esse objectivo termina neste ano, redundando no não-cumprimento do mesmo. as nossas vidas dependem da biodiversidade, afirma o sul coreano. as espécies e os ecossistemas estão a desaparecer a um ritmo insustentável. Nós, seres humanos, somos a causa, alerta Ki-moon, citado pela Rádio ONU.
O responsável da ONU assinala que podemos perder uma grande variedade de bens e serviços que consideramos como infinitos. Podem ocorrer várias consequências para a economia mundial, especialmente para as pessoas mais vulneráveis em nível social, alertou o secretário-geral da ONU.
O ano internacional da biodiversidade foi lançado em 2006 pelas Nações Unidas. Em Portugal, estão planeadas várias acções de sensibilização e divulgação ao longo do ano para levar a temática da biodiversidade ao cidadão, afirmou em Dezembro, a ministra do ambiente, Dulce Pássaro.