Observatório de Género, Democracia e Direitos Humanos pede mais visibilidade sobre os crimes contra as mulheres. «Práticas habituais e invisíveis» segundo a corte constitucional
Observatório de Género, Democracia e Direitos Humanos pede mais visibilidade sobre os crimes contra as mulheres. «Práticas habituais e invisíveis» segundo a corte constitucionalUm relatório do grupo de estudo Mulher e conflito armado denuncia a violência sociopolítica contra mulheres e jovens na Colômbia. a guerra civil que dura, há décadas, no país é a grande responsável pela deslocação forçada das populações e contribui para a ocorrência de certos abusos sobre a população feminina. O documento, mencionado pela agência adital, denuncia violações aos direitos humanos e ao Direito Internacional Humanitário que permanecem impunes.
O Observatório de Género, Democracia e Direitos Humanos refere um artigo da corte constitucional que coloca a violência sexual, exploração e abuso sexual como práticas habituais e invisíveis no contexto do conflito armado colombiano. O estado deu outra atenção às políticas públicas de combate à diferença de género. O órgão pede mais programas direccionados à mulher colombiana, de forma a aumentar a visibilidade sobre os crimes cometidos.